O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) foi aberto na noite deste domingo (8), em Balneário Camboriú/SC. O maior evento contábil da América Latina, que em 2024 completou um século, reúne nesta edição cerca de 7 mil participantes de todas as regiões brasileiras. O evento, que tem o objetivo de promover discussões sobre temas atuais da Contabilidade e de proporcionar a aquisição de conhecimentos e o networking, vai até o dia 11 de setembro.
O CBC não ocorria há oito anos. Em função da pandemia da covid-19, em 2020, o encontro foi cancelado e transferido para 2024. A cerimônia de abertura do 21º CBC, que nesta edição terá como lema “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”, foi conduzida pelo ator, apresentador e humorista Gabriel Louchard. Harmonizada por música clássica, a solenidade foi iniciada com uma viagem pelo estado anfitrião com destaque para a história, a geografia e a cultura de diferentes cidades que fazem parte desta unidade federativa.
Dando continuidade ao evento, ocorreu a cerimônia de entrada das bandeiras dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os pavilhões foram conduzidos pelos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e por conselheiros do Sistema CFC/CRCs.
Homenagem aos profissionais da contabilidade
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, esteve presente no evento. Durante o seu discurso, deu as boas-vindas ao público e destacou as qualidades do município que sedia o 21º CBC. Em seguida, ressaltou a importância estratégica dos profissionais da contabilidade para o país. “O desenvolvimento da nação passa pelos contadores”, afirmou.
Os participantes também receberam as boas-vindas da anfitriã do Congresso, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Moraes. A contadora apresentou ao público as forças econômicas, sociais e culturais do estado e celebrou a presença dos catarinenses como a maior caravana do Congresso, com um total de 1.100 profissionais. Moraes chamou a atenção dos congressistas para a sua essencialidade para o crescimento das suas localidades. “Que possam se apropriar da convicção de que seu trabalho – desempenhado com zelo e ética – contribui diretamente para o ambiente de negócios e, por consequência, para o desenvolvimento da sua cidade, do seu Estado – enfim, do país”, frisou.
Moraes ainda destacou a importância da capacitação. “O CBC é uma oportunidade ímpar de aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos em diferentes temas e áreas. Até porque todos sabemos que a capacitação contínua é fator imprescindível para prestamos serviços de qualidade”, concluiu.
A presidente da Federação Internacional de Contadores (Ifac), Asmaa Resmouki, também esteve na abertura do 21º CBC. A contadora apresentou o trabalho e os principais objetivos da Ifac. Em seguida, parabenizou o CFC pela sua atuação. “O CFC tem sido um parceiro importante em grande parte da vida da Ifac, desde 1986, há quase 40 anos. Essa conferência é um exemplo do excelente trabalho que o CFC faz para desenvolver a profissão”, disse.
Dando continuidade, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, iniciou a sua fala com destaque para a classe. “Estamos diante dos profissionais mais importantes da nação brasileira”. O ministro também afirmou que a classe contábil é essencial para a implantação da governança no país.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, fez uma viagem histórica e destacou a caminhada da Contabilidade nos últimos 100 anos. O contador ressaltou a importância da capacitação para o desenvolvimento da classe e para a qualidade na entrega de serviços. “Tenho repetido, por diversas vezes, que capacitação e excelência caminham lado a lado. A capacitação fornece as ferramentas e o conhecimento necessários, enquanto a excelência garante que esses recursos sejam utilizados da melhor maneira possível. Juntas, elas promovem inovação, impulsionam o desempenho e permitem que indivíduos e organizações potencializem seus resultados”, explicou.
Dantas ainda homenageou o vencedor da Medalha Mérito Contábil João Lyra em 2024, o contador Antoninho Marmo Trevisan. “Empreendedor educacional, Trevisan proporcionou a capacitação de profissionais da contabilidade de todos os cantos do país, escrevendo uma bela e consistente história na Contabilidade brasileira. Trevisan, muito obrigado pela sua dedicação e por colaborar com a pavimentação das estradas pelas quais percorremos atualmente”.
O líder do CFC convocou os participantes a viverem intensamente o 21º CBC e a atuarem ainda mais em benefício da sociedade do país. “Cada um de nós está escrevendo um capítulo significativo nesta história centenária. Que a experiência vivenciada aqui nos inspire a continuar inovando, a sermos líderes éticos e a nos posicionar como agentes transformadores da sociedade, da economia e, por que não dizer, dos destinos da nossa Nação”, conclamou.
Para fechar, o governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, disse que o contador é o grande confidente das micro e pequenas empresas do Brasil. “É o porto-seguro, orientador, conselheiro, mão amiga, o que indica os melhores caminhos”. E completou: “Vocês são importantes, fundamentais para o crescimento, o fortalecimento e a legalidade da economia brasileira”.
Por Lorena Molter
Comunicação CFC